Atenção!
Se você vai comprar iPhone fora do país, leia esse artigo


 

 

Com a chegado do tão esperado iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max, verificando algumas características de funcionamento, nos da iTecPro traz hoje uma matéria sobre seu funcionamento aqui no Brasil.
Como o aumento significativo de iPhone advindos do exterior, aqui em Patos de Minas, e em outros lugares já ficou a comum prática de se comprar iPhones no Paraguay, em grande maioria esses do Paraguay são americanos, que por sua vez tem limitações aqui no Brasil.
E comum a duvida quando um iPhone é lançado é sobre a compatibilidade do 4G. Isso porque nem todos os modelos vendidos pelo mundo possuem total compatibilidade com nossas redes locais. Isso era bem pior antigamente quando havia modelos realmente não compatíveis.


Veja neste artigo como funciona a compatibilidade do 4G de acordo com o país que você comprar o seu iPhone 11.
Frequências 4G no Brasil: No Brasil operam as seguintes frequências 4G.

  • Banda 3: Opera em 1.800MHz
  • Banda 7: Opera em 2.600MHz
  • Banda 28 Opera em 700MHZ

Bandas 3 e 7: A primeira frequência 4G implementada no Brasil foi a 2.600MHz (banda 7), a mais comum no país e presente nas grandes cidades. Depois disso, algumas operadoras começaram a expandir o sinal, usando também a faixa de 1.800MHz (banda 3). Ambas as bandas (3 e 7) são suportadas por todos os modelos de iPhone 11 e 11 Pro vendidos no mundo. Então, se hoje você vive em uma região coberta por uma dessas duas bandas, pode comprar o iPhone 11 em qualquer lugar no mundo.


Banda 28: Com o final da TV analógica, uma nova banda 4G começou a ser implementada no país: a 28 (700MHz APT). Ela serve para complementar a banda 7, pois a menor frequência é capaz de atravessar construções com melhor facilidade, aumentando o sinal no interior de prédios, por exemplo.
Vamos dizer que para o usuário comum a banda 28 é ideal, para operadoras existe uma tendência migratória para essa faixa posto que o custo de operação e equipamento e muito menor que equipamentos que operam em frequências mais altas.
Conclusão
Concluímos então que, é de extrema importância escolhermos bem o modelo do iPhone que será adquirido, hoje com o iPhone 11 vemos que o modelo Americano não é a melhor opção.

Modelo Anatel (Compativeis com o 4G em todas as bandas)
Os novos iPhones 11 ainda não foram homologados pela Anatel, mas a Apple já divulgou os modelos que serão vendidos no Brasil:

  • iPhone 11: Modelo A2221
  • iPhone 11 Pro: Modelo A2215
  • iPhone 11 Pro Max: Modelo A2218

Estes modelos possuem suporte às três bandas (3, 7 e 28) e funcionam sem problema nenhum na rede 4G brasileira. Eles são os mesmos vendidos em países da Europa, Oriente Médio, Austrália, Índia, Japão e México.
O modelo vendido nos EUA não possui suporte à banda 28, apenas às outras duas (3 e 7). Ou seja, se você comprar um aparelho nos Estados Unidos ou Canadá, continuará podendo se conectar na rede 4G brasileira em outras frequências. Porém, caso a região que você estiver possuir apenas a cobertura da banda 28, seu iPhone funcionará no 3G somente ou terá um 4G funcionando irregular com velocidade reduzida, até encontrar outra frequência 4G disponível.

Modelos não homologados (Com restrições de uso no 4G banda 28)
Eles funcionarão com o 4G do Brasil, mas apenas nas bandas 1 (2.100 MHz), 3 (1.800 MHz), e 7 (2.600 MHz), além das tecnologias 3G e 2G. Em alguns casos dependendo da região e operadora até conecta em redes 4G banda 28 (700MHz), porem terá uma perca significativa em transferência e trafego de dados

  • iPhone 11: Modelo A2111
  • iPhone 11 Pro: Modelo A2160
  • iPhone 11 Pro Max: Modelo A2161

Outro ponto importante é a garantia, esses modelos não homologados tem uma política de garantia diferentes dos modelos homologados, mas é um assunto para outra matéria.

Para mais informações entre em contato conosco, nos da iTecPro – Especializada Apple estaremos sempre preparados para sanar qualquer duvida.

 

 

 

Por: Eder Luiz

 

 

 

 

Contate-nos

iTecPro Especializada e exclusiva Apple

 

Encontre-nos

Entre em contato que iremos retornar em breve

contato@itecpro.com.br

 

Tc Tc (34) 3825 0002


 

A Loja

Major Gote - 425 - Centro

Patos de Minas - MG - Brasil

Cep: 38700-107