Substituição de bateria (Cuidados)


 

 

Após muitos relatos onde usuário de iPhone vem enfrentando com relação a bateria e até mesmo após a substituição, nos da iTecPro, resolvemos fazer essa matéria para esclarecer e fazer com que o usuário entenda o funcionamento da bateria e quando preciso for, realizar a substituição, esteja ciente de qual o procedimento correto e alguns cuidados que são de fundamental importância para que, muito mais que somente a vida útil da bateria, o funcionamento seguro do iPhone.

 

 

**Entenda a bateria do iPhone**


O material da bateria do iPhone é íon de lítio, mas o que é, e o que significa?

Comparadas com as baterias com tecnologia tradicional, as de íon de lítio carregam mais rápido, duram mais e têm maior densidade de carga, aumentando a vida útil da bateria mesmo em uma estrutura menor. 
Quando você sabe como elas funcionam, pode aproveitar ao máximo a capacidade da bateria.
Ela carrega rapidamente por conveniência, vamos entender. 
A bateria de íon de lítio Apple usa o carregamento rápido até chegar a 80% da sua capacidade, então muda para carga mais lenta. O tempo necessário para atingir esses 80% iniciais varia de acordo com seus ajustes e com o dispositivo que está sendo carregado. O software pode limitar a carga a 80% se a temperatura da bateria exceder o limite recomendado. Esse processo combinado não só permite que você volte logo a usar o dispositivo, mas aumenta a vida útil da bateria.

 

 

**Vida útil da bateria**

A bateria do iPhone tem vida útil? Sim!
A bateria do iPhone vicia? Não!
Vamos entender seu funcionamento.
A bateria do iPhone tem sua vida útil baseada em ciclos de carga, e não em modos de uso, essa é uma vantagem da bateria de íon de lítio, isso dignifica que, o uso não regular do carregamento não causará dano ou contribuirá para uma degradação precoce da bateria. Sendo a vida útil da bateria de íon de lítio baseada em ciclos para degradação, vamos explicar como funciona os ciclos de carga.
A cada 40% a 100% recarregada e contado 1 ciclo de carga, ou seja, não importa a forma que usa, se você recarregar 40% de uma só vez, é contado 1 ciclo, se carrega 80% de uma vez é um ciclo, e por ai vai...
O recomendável é, sempre recarregar por completo, esperando o menor nível de carga para o início do carregamento. Assim, a vida útil da bateria pode melhorar significativamente.

 

 

**Cuidados importantes**

É muito comum a não preocupação do com o uso de acessórios não originais ou não certificados, isso pode afetar não somente a vida útil, mais pode danificar fisicamente a bateria ou o circuito integrado na placa do iPhone, isso por que, o sistema de carga do iPhone funciona com perfeição em sintonia com todo o sistema empregado, sendo esses a fonte de alimentação o cabo lightning o circuito de carga (Tristar, CI U2) e a bateria que por sua vez também tem seu circuito, quando uma parte desse sistema não funciona bem, e de forma segura é certo que em alguma parte desse sistema ocorrerá um estresse, onde na maioria das vezes, o circuito de carga, ou a bateria são danificados.
Por esse motivo recomendamos sempre o uso de acessório originais ou certificados.

 

**Substituição de bateria

Tendo a bateria do iPhone uma vida útil baseada em ciclos de carga, então quantos ciclos de cargas são necessários para que o bom funcionamento do iPhone?
Bem, varia um pouco de modelo para modelo, observando a evolução das baterias e suas respectivas capacidades, temos as seguintes quantidades de ciclos por aparelho.

 

iPhone 5/5S/5C - 500 ciclos
iPhone SE/6/6S - 600 ciclos
iPhone 6+/6S+ - 700 ciclos
iPhone 7/8 - 700 ciclos
iPhone 7+/8+ - 800 ciclos
iPhone X/XR/XS 900 ciclos
iPhone XS Max 1000 ciclos

 

Esse parâmetro de ciclos tem uma variação de 10% para mais quanto para menos, pois a Apple recomenda a substituição quando a bateria fica abaixo de 80% da vida útil pois, abaixo disso o valor de amperagem hora cai, fazendo com que fisicamente o iPhone fique com um funcionamento abaixo do ideal, principalmente em modelos anteriores ao iPhone 7.

O uso de acessorios não certificados e ou de má qualidade pode levar a bateria a uma degradação precoce, já presenciamos baterias degradadas com 200 ou até menos ciclos de carga, dado o uso de carregadores paralelos.

Recomendamos uma atenção especial em alguns acessórios.

- Cabos Ligthning paralelos
- Fontes paralelas
- Carregadores veiculares de má qualidade 
- Power Banks
- Docs e outros

 

De fato é algo que nos preocupa muito, pois pode causar sérios danos, não somente no iPhone mas, principalmente ao usuário.

 

**Cuidados ao substituir a bateria do iPhone**

Chegamos ao principal ponto da matéria, quais cuidados o usuário de iPhone deve ter quando for de fato preciso fazer a substituição da bateria.

Vale lembrar que infelizmente é um não fiscalizado mercado onde pessoas sem capacitação nenhuma faz a substituição sem ao menos se atentar em princípios básicos, por isso é extremamente importante que, esse delicado procedimento seja realizado em uma assistência técnica autorizada ou especializada na marca. 

 

Antes da substituição da bateria, alguns cuidados devem ser tomados, é muito importante que o usuário questione o técnico que realizará o reparo quanto a cada um desses pontos.

* A bateria é original ou paralela. Jamais use baterias paralelas ou primeira linha.


* Qual a data de fabricação da bateria. Evite usar baterias com mais de 1 ano de fabricação.


* Verifique o numero de série impresso na bateria. Após. substituição verifique (via software) se esse numero confere que o programado na mesma.


* Verifique com seu técnico se foi feita a verificação de ciclos de carga da bateria que supostamente está com problemas, temperatura, e consumo do aparelho antes da troca. Em alguns casos o problema de fato não é a bateria, podendo ser algum problema na placa lógica ou até mesmo algum periférico.


* Questione sempre a garantia. Bateria original tem garantia de 1 ano.

E principalmente, verifique se o técnico fez um teste completo de hardware para verificar se não tem nenhum outro problema que pode causar um vicio na bateria ou no sistema de carga do iPhone.

 

Esses são alguns ponto importantes que devem ser observados pelo usuário.

Esperamos que, com essas dicas, possamos ficar atento a esse tipo de procedimento que, de fato é um dos mais delicados quando se trata de manutenção em iPhones.

 

Lembrando que, a iTecPro está sempre a disposição para qualquer duvida relacionada ao mundo Apple.

 

 

Contate-nos

iTecPro Especializada e exclusiva Apple

 

Encontre-nos

Entre em contato que iremos retornar em breve

contato@itecpro.com.br

 

Tc Tc (34) 3825 0002


 

A Loja

Major Gote - 425 - Centro

Patos de Minas - MG - Brasil

Cep: 38700-107