Entendendo o problema de audio em iPhones 

  • Após alguns clientes relatarem um crônico problema relacionado a transmissão e recepção de audio em iPhonse após a atualização do iOS 11.3 ou posterior,nós da iTecPro resolvemos investigar o problema. Verificamos que em casos mais graves o que acontece é que o iPhone fica totalmente sem audio, já em casos que são solucionáveis de forma mais simples, esses ficam parcialmente sem som, tanto na recepção quanto na transmissão de audio. 

    Utilizando alguns softwares de reconhecimento de falhas de software e hardware, constatamos que esse é um problema que de fato é provocado por um erro sistêmico durante a atualização do software. Via console, conseguimos observar que o problema ocorre por duas origens distintas, expliquemos abaixo.

    Na imagem acima podemos observar que o icone para acionar o viva voz está inacessível, caracteristica de um iPhone com problema no circuito integrado de audio.

    Físico: O componente responsável por gerencias o audio do iPhone é o C.I. 338S00105, esse circuito integrado pode ser danificado fisicamente, geralmente por influencia de algum agente externo, esses agentes externos podem causar qualquer tipo de colapso tanto nesse circuito como em vários outros. Na maioria das vezes, quando o problema advém de uma falha física, num questionamento com o usuário verificamos que em alguns casos o uso imprudente do iPhone causou o problema, por exemplo, uso de cabos paralelos, fontes paralelas, docks paralelos, carregadores veiculares paralelos ou sem certificação e outros. O que ocorre nesses casos é que, durante o uso desses acessórios sem procedência o hardware do iPhone sofre com inconstâncias de voltagem e amperagem, essa inconstância pode causar superaquecimento e esse superaquecimento pode causar danos físicos em diversos componentes na placa do iPhone, isso inclui o C.I. 338S00105 que é o gerenciados de audio do iPhone.

    Teste físico de hardware

    Software: Na grande maioria das vezes esse circuito não danifica, mas sim desprograma devido a um erro sistêmico causado durante a atualização do software. O que acontece? 
    Nesse circuito existe um software, esse software armazena todos os codecs de audio do iPhone, como sabemos, a Apple contrata empresas para desenvolver certas programações para seu sistema, como, biometria, câmera e outros, dentre essas está a Cirrus Logic que fabrica o circuito integrado e também implanta a programação do mesmo. Em meados de 2016 a Apple solicitou uma atualização dos codecs da Audio a Cirrus Logic, a Cirrus Logic atualizou seu sistema de codecs e este foi entregue a Apple para ser implantado no iOS 11. E assim foi feito, a Apple implantou o update do audio codec no iOS 11 e liberou o sistema para o publico, acontece que, durante a atualização do software do iPhone, e consequentemente o audio codec da Cirrus Logic sendo atualizado, ocorre um erro no processo, esse erro inabilita todo o sistema de audio. O problema é que, nem a Apple nem a Cirrus Logic conseguiu solucionar o problema via software. 

    Audio Codec da Cirrus Codec

    Solução: A única forma de solucionar esse problema é substituindo esse circuito por outro novo. Nós da iTecPro, realizamos essa substituição de forma rápida e segura. 

    iTecPro - Assistência técnica Especializada e Exclusiva Apple

    Rua Major Gote 425, Centro

    Patos de Minas-MG - CEP 38700-107

    Telefone: (34) 3825-0002 

    WhatsApp: (34) 99303 0000

    E-mail: contato@itecpro.com.br