Cabos USB falsificados. Podem estar danificando seu iPhone

  •  

     

    Depois de um minucioso e detalhado teste realizado em cabos USBs e todos modelos de iPhone, chegamos a conclusão que cabos paralelos são o principal senão o único percursor de problemas relacionado a carga desses aparelhos.

    Verificarmos que existem uma variação muito grande com relação a voltagem e amperagem distribuídas entre cabos paralelos e originais.
    Cabos originais Apple ou certificado distribuem uma amperagem constante, evitando que componentes internos possam viciar ou até mesmo danificar a bateria ou a placa do aparelho.

     

     


    Testamos cabos paralelos com fontes originais e constatamos que no terminal de saída a voltagem varia muito.
    Com um o cabo original Apple ou Cabo certificado da Belkin, NATIVE UNION e Misfit Wearables a voltagem e amperagem são constantes, com uma variação de 50 a 60Hz aceitável.
    Já com os cabos paralelos, a voltagem varia de 4.8V e 5V, e amperagem variam de forma muito inrregular ultrapassando muitas vezes 80%, já se tratando de Hertz, com cabos paralelos a discrepância é absurda, a variação vai de 22Hz e 88Hz, em alguns modelos, em todos modelos paralelos que testamos a variação e muito grande.

    Não somente iPhone, mas todos aparelho eletrônicos dependentes de energia elétrica são fabricados e programados para uma tolerância, tanto uma tolerância maxima quanto uma tolerância minima. 
    Em todos os casos de consumo de bateria, superaquecimento, falha na medição, ou ate mesmo interrupção de caga está ligado diretamente ao uso de cabos USB paralelos.
    Cabos originais e certificados, principalmente os cabos lightning são fabricados para fornecer um nível de segurança muito alto, minimizando ao máximo problemas relacionados a energização de aparelhos. Sem contar que, no caso dos cabos lightning, existe 6um chip de autenticação implantado, programado para que o aparelho o reconheça como um cabo certificado. Infelizmente os chineses conseguiram burlar esse sistema, hoje esse chip de autenticação é vendido no mercado paralelo por menos de 3 U$.


     


    Desde o iOS 7 a Apple está recepcionando diagnósticos do sistema reportando problema de autenticação de cabos USB, acreditamos que em breve, numa futura versão do iOS seja implantada uma criptografia de segurança mais complexa em chips de autenticação lightning para que somente cabos certificados seja utilizados em dispositivos Apple.

    Hoje em dia, com o constante crescimento das vendas de cabos originais Apple ou Belkin, NATIVE UNION e Misfit Wearables os falsificadores vem se aperfeiçoando, existem cabos lightning tão parecidos com originais que até mesmo quem conhece de fato um cabo original se vê enganado, para se terem uma ideia, muitas das distribuidoras de peças e acessórios Apple no Brasil vendem o paralelo como original, em valores similar aos de cabos originais e são de fato paralelos. Muito desses vem com uma bela embalagem, descrição em inglês e garantia, na verdade são paralelos. 
    Todo cuidado é pouco ao comprar cabos lightning Apple. O melhor a fazer é comprar em alguma loja conceituada, pedir nota fiscal e certificar que de fato é um cabo original. Se mesmo assim ouver duvida, compre diretamente no site da Apple.
    Postarei logo abaixo formas de identificar um cabo USB, se ele é um original ou um cabo USB assassino de iPhone.

     

    Outra dica muito importante é para aqueles aventureiros que gostam de fazer verdadeiras gambiarras para que o cabo funcione por algum tempo extra.

    Tentativas de tentar recuperar um cabo USB pode causar um curto imediato em seu iPhone danificando seu circuito de carga com muita facilidade, muitas das vezes constatamos cabos USB paralelos e remendados com fita isolante quando o cabo já estava todo desencapado, imaginei só o risco, não somente de danificar o iPhone, mas de causar um curto de proporções gigantescas, causando até lesões sérias, como queimaduras e hematomas.

    Resultado de uso de cabo USB não original com gambiarras

     

    Quando ainda sem nenhuma avaria recomendamos que se use uma fita específica para cabos flexíveis, a fita isolante de altofusão é a mais indicada, ela e resistente e não solta fácil depois de aderida na devida forma. Lembrando, usar essa fita antes do cabo apresentar algum problema fisico ou de funcionamento.

     

    É, eu sei, cabos originais ou certificados são muito caros, e tem uma vida útil muito baixa. Infelizmente são esses cabos caros e baixa durabilidade que trazem segurança para você e seu iPhone. :(

     

     

     

    Identificar cabos falsificados ou não certificados

     

     

     

     

    iTecPro - Assistência técnica Especializada e Exclusiva Apple

    Rua Major Gote 425, Centro

    Patos de Minas-MG - CEP 38700-107

    Telefone: (34) 3825-0002 

    WhatsApp: (34) 99303 0000

    E-mail: contato@itecpro.com.br